Como abrir uma empresa de delivery de comida?

Empresa de Delivery de Comida: como abrir passo a passo!

Você já imaginou abrir uma empresa de delivery de comida? Demanda é o que não falta e milhares de pedidos são feitos todos os dias, seja para entrega na porta de casa ou no trabalho.

O consumo por delivery é a combinação perfeita para o estilo de vida frenético que os novos consumidores vêm adotando. Entretanto, o melhor de tudo é que abrir uma empresa de delivery costuma ser mais viável economicamente do que abrir um espaço físico para atendimento, como os restaurantes populares. 

E, no meio de toda a empolgação com essa oportunidade, a pergunta que fica é: como começar? Afinal, uma empresa de delivery de comida traz uma abordagem totalmente diferente dos modelos de negócios gastronômicos tradicionais. 

Para ajudar você, a equipe da Facilyta montou um guia completo com dicas indispensáveis sobre o tema. Continue acompanhando até o final para não perder nenhum detalhe!

O mercado de delivery de comida

O avanço da tecnologia vem moldando novos modelos de negócios e os padrões dos consumidores brasileiros mudam à medida que a rotina fica mais agitada. Nesse contexto, o mercado de delivery de comida surge como uma boa ideia de empreendimento. 

Desde o início do isolamento social decorrente da pandemia de 2020, o setor de serviços gastronômicos nunca mais foi o mesmo. O volume de compras por delivery subiu consideravelmente. 

Aliás, esse é um tipo de negócio que beneficia um grupo enorme de pessoas. Além dos indivíduos que já preferem ficar em casa, comprar por delivery é benéfico às pessoas com necessidades especiais, com comorbidades, ou pessoas que estão sempre atrasadas e não tem tempo de parar em um restaurante. 

Além disso, o mercado de delivery no Brasil se mostrou promissor. De acordo com uma pesquisa feita pela Statista, aproximadamente 48% dos pedidos de delivery feitos na América Latina são realizados no Brasil.

Sendo assim, as tendências são otimistas e, certamente, não faltam oportunidades para quem pensa em abrir uma empresa de delivery de comida.

Todavia, apesar das boas notícias, isso não significa que seja fácil empreender em um negócio desse tipo. Justamente por representar uma modalidade de negócio em ascensão, é preciso redobrar a atenção em aspectos cruciais sobre a abertura de empresa de delivery.

10 passos para abrir uma empresa de delivery de comida

Iniciar um negócio sempre gera uma avalanche de dúvidas na mente do empreendedor, especialmente em relação a como começar. Sabendo disso, elencamos dez passos importantes ao abrir uma empresa de delivery de comida. Confira!

1. Escolha o nicho

A escolha do nicho está relacionada diretamente na identificação do público-alvo, diferenciação da concorrência e na definição da proposta de valor da empresa. 

Por isso, a escolha do nicho deve ser o primeiro passo ao considerar abrir uma empresa de delivery de comida. Em meio a um mercado tão competitivo, quanto mais segmentado for o modelo de negócio, melhores as chances para se posicionar como referência.

Então, para selecionar o nicho ideal, é importante considerar fatores como:

  • demandas não atendidas no mercado local;
  • oportunidades de nichos específicos;
  • interesses e habilidades para abrir um negócio de fácil gestão;
  • viabilidade econômica do nicho escolhido;
  • custos envolvidos e as margens de lucro.

Esses são alguns pontos a serem observados na escolha do nicho, no entanto, é importante destacar que essa decisão requer um estudo profundo do mercado.

Entender como o mercado onde se planeja atuar funciona é o que ajuda a identificar setores de interesse.

2. Monte um Plano de Negócios

Abrir uma empresa de delivery de comida sem um plano de negócios é um dos erros que podem levar ao fracasso facilmente.

O plano de negócios é fundamental para guiar o desenvolvimento e a gestão do negócio de forma estruturada e estratégica.

Com isso, o plano de negócios é uma ferramenta que ajuda a definir objetivos, identificar desafios, traçar estratégias e estimar recursos necessários para o sucesso da empresa. Quanto mais sólido for o plano de negócios do empreendimento, menos riscos ela terá de enfrentar no caminho.

3. Estruture uma empresa para delivery de comida

Estruturar uma empresa de delivery de comida é totalmente diferente de estruturar um restaurante comum. Diante disso, é importante definir o modelo de negócios que se adapta ao delivery.

Nesse cenário, responder algumas perguntas estratégicas é decisivo.

  • Qual será a logística de preparação e armazenamento dos alimentos?
  • Qual será a forma de divulgação do cardápio?
  • Como será feito o pagamento?
  • Como serão feitos os pedidos?
  • Como serão entregues os pedidos?

É importante lembrar ainda que a empresa de delivery precisa seguir protocolos de higiene e normas de segurança alimentar. Desde a seleção dos insumos até a entrega, deve-se redobrar os cuidados nesse ponto.

4. Formalize-se legalmente

Empresas de delivery de comida devem obrigatoriamente ter o registro formal de suas atividades, permitindo a comercialização de produtos alimentícios.

Nesse contexto, é essencial seguir algumas etapas para a abertura do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). 

Primeiramente, o empreendedor deve analisar quais são as necessidades do negócio e qual será o porte da empresa. Se você almeja atuar com um sócio, ter colaboradores, faturar altas margens anuais, esses são alguns dos aspectos a serem observados.

A partir disso, é importante definir o tipo de empresa que será aberta, como MEI (Microempreendedor Individual), EI (Empresário Individual) ou Sociedade Limitada.

Especialmente para quem deseja ser MEI, é importante ter em mente que essa natureza jurídica possui limitações mais apertadas. O MEI só pode faturar até R$81 mil por ano e contratar apenas um funcionário. Logo, essa opção não é tão vantajosa para todo tipo de empresa de deliverys.

A alternativa mais flexível para esse tipo de empreendimento e ideal para quem está abrindo um delivery sozinho e com faturamento não muito alto, é o Empresário Individual.

Em contrapartida, a Sociedade Limitada é uma excelente alternativa para abrir empresa de delivery com um sócio e conseguir alcançar maiores margens de faturamento.

5. Selecione bons fornecedores

A seleção de bons fornecedores não deve ser subestimada na hora de abrir uma empresa para delivery de comida. Contudo, uma ressalva nesse tópico é que um bom fornecedor não é somente aquele que oferece os melhores produtos; é aquele que oferece bons produtos e boas condições para uma parceria.

Antes de selecionar um fornecedor, é preciso saber o que de fato a empresa precisa para preparar os cardápios, além de embalagens e outros itens importantes na operação do empreendimento.

Por outro lado, o empreendedor também deve se atentar às melhores oportunidades de negociação e custo-benefício.

6. Contrate funcionários

Ter um negócio no ramo gastronômico envolve muitas demandas. Entre as tarefas, o empreendedor tem que atender os clientes, preparar os pedidos, fazer as entregas, organizar o espaço, entre muitas outras.

Tendo isso em vista, é praticamente impossível conseguir trabalhar sozinho se quiser faturar alto. Afinal, quanto mais um negócio vende, mais ele ganha, e, para vender, é preciso dispor de tempo para realizar todas essas tarefas.

É exatamente por isso que contratar funcionários para a empresa de delivery de comida se faz necessário. Entretanto, a quantidade e disponibilidade dos colaboradores vai variar conforme a demanda do estabelecimento.

Ainda é importante avaliar cuidadosamente a capacidade financeira da empresa para arcar com os custos trabalhistas, como salários, encargos sociais e benefícios. 

7. Tenha um sistema para delivery

Outro passo necessário ao abrir uma empresa de delivery de comida é ter um sistema para delivery. Esse recurso é essencial para otimizar os processos, melhorar a eficiência operacional e proporcionar uma experiência positiva aos consumidores.

Desse modo, um sistema de delivery bem estruturado deve facilitar a gestão dos pedidos, o controle das entregas e a comunicação com os clientes. 

Por meio de um sistema integrado, é possível gerenciar os pedidos de forma mais organizada, bem como acompanhar o status das entregas em tempo real e otimizar as rotas dos entregadores para reduzir o tempo de espera.

Para ter um sistema de delivery eficiente, é necessário escolher uma plataforma tecnológica adequada às necessidades da empresa. Na escolha, aspectos como facilidade de uso, integração com outros sistemas (como o de gestão financeira), segurança das informações e suporte técnico disponível devem ser priorizados.

8. Obtenha alvarás e licenças de funcionamento

Bares, restaurantes e até mesmo empresas que trabalham exclusivamente com delivery de comida no Brasil devem ter a permissão legal para operar seus estabelecimentos comerciais.

Assim, os alvarás e licenças de funcionamento são indispensáveis na regularidade do negócio. Entre as principais exigências estão o Alvará de Funcionamento da prefeitura e a licença da Vigilância Sanitária.

O Alvará de Funcionamento atesta que a empresa está autorizada a operar naquele local, respeitando as normas municipais.

Enquanto isso, a licença da Vigilância Sanitária é essencial para comprovar que a empresa cumpre as exigências higiênico-sanitárias na manipulação e armazenamento dos alimentos.

Cumprir com essas exigências garante não só a segurança e qualidade dos serviços prestados, mas também evita problemas legais e fiscais.

9. Faça um Planejamento Financeiro

Antes mesmo de iniciar o negócio, ter um planejamento financeiro para restaurantes e empresas de delivery é determinante para a sobrevivência do empreendimento.

Um bom planejamento financeiro permite ao empreendedor fazer o melhor uso possível de seus recursos financeiros, reduzir custos e evitar gastos.

Ademais, esse instrumento permite aos gestores terem uma visão mais precisa sobre a situação financeira da empresa.

10. Pense nas estratégias de marketing

Sem as estratégias de marketing, dificilmente uma empresa consegue alcançar novos potenciais clientes. Em um mercado onde a concorrência é acirrada, é essencial destacar-se e atrair a atenção dos consumidores.

Portanto, ao abrir uma empresa de delivery de comida, é indispensável adotar táticas de divulgação para os produtos e serviços da empresa.  O marketing adequado pode ajudar a empresa a construir sua marca, fidelizar clientes e aumentar as vendas.

11.  Organize a contabilidade do negócio

Por último, mas não menos importante, a contabilidade da empresa de delivery não pode ficar de lado. É por meio dela que se torna possível controlar as finanças, cumprir com as obrigações fiscais e manter a saúde financeira do negócio.

À vista disso, vale considerar contratar um escritório de contabilidade especializado para delegar as tarefas contábeis, já que os profissionais contábeis com experiência em empresas de delivery têm a expertise para otimizar diversos processos e assegurar que o negócio esteja cumprindo com a lei.

LEIA TAMBÉM: Importância da Contabilidade para Bares e Restaurantes!

Como ter sucesso em uma empresa de delivery?

A princípio, ter pratos saborosos e de qualidade é a alma de qualquer empreendimento no ramo da gastronomia. Porém, por mais que a comida seja boa, ela sozinha não garante um negócio de sucesso.

Especificamente no segmento de delivery, outros fatores influenciam no crescimento de uma empresa.

Oferecer um cardápio variado, com opções atrativas e de qualidade, é crucial para conquistar e fidelizar os clientes. Mas indo além, também é importante investir em ingredientes frescos, saborosos e em embalagens adequadas para garantir a entrega dos pratos com segurança.

Por outro lado, a agilidade nesse setor é um ponto-chave. Basicamente, pode-se dizer que se o tempo de espera pode impactar na experiência do cliente em um restaurante comum, quando se trata de delivery essa questão é ainda mais delicada.

A pontualidade e a cordialidade dos entregadores são fatores que contribuem para a satisfação do cliente e para a reputação da empresa.

Por fim, manter um controle financeiro de perto, estar sempre aberto a melhorias contínuas e garantir a regularidade da empresa de delivery de comida são práticas indispensáveis para o sucesso.

Conte com a contabilidade Facilyta para abrir a sua empresa de delivery de comida!

Empreender é um desafio, e tudo parece ser ainda mais difícil quando se está começando. Contudo, se você está pensando em abrir uma empresa de delivery de comida, saiba que a Facilyta está pronta para ajudar.

A Contabilidade Facilyta oferece todo o suporte técnico e estratégico para que você possa abrir uma nova empresa no ramo gastronômico sem preocupações.

Cuidamos de todo o aspecto legal, desde a retirada do CNPJ até orientações financeiras para destravar o faturamento do seu negócio.

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