Tudo o que você precisa saber sobre a contabilidade para hamburguerias

Mantenha a sua hamburgueria em dia com o Fisco por meio da contabilidade especializada

O mercado de hamburguerias vem crescendo de maneira consistente nos últimos anos,  impulsionando assim os consumidores que buscam praticidade, experiência gastronômica e uma alimentação diferenciada.

O segmento de hambúrgueres artesanais, por exemplo, conquistou espaço em quase todo o país. Porém, além da grelha e molhos especiais, tem-se um ingrediente de suma importância para o sucesso desse negócio – uma contabilidade bem estruturada.

Uma contabilidade para hamburguerias vai além de realizar o registro das entradas e saídas. É uma ferramenta estratégica, e, quando bem aplicada, pode atuar para a redução de custos, garantia de conformidade fiscal e identificação de oportunidades de crescimento, além de  manter a saúde financeira da sua empresa sempre em dia.

Neste artigo será possível entender a necessidade de uma contabilidade para hamburguerias, incluindo sua importância e muito mais. Boa leitura!

Importância da contabilidade especializada para hamburguerias

Assim como qualquer tipo de negócio, as hamburguerias também devem estar em dia com as obrigações fiscais, trabalhistas e tributárias. Porém, esse tipo de estabelecimento conta com algumas particularidades operacionais, demandando uma atenção contábil diferenciada, como:

  • alto volume de vendas diárias;
  • estoque perecível e uma rotatividade dos insumos;
  • utilização de aplicativos de delivery com comissão;
  • variação de cardápio e promoções;
  • controle do Custo da Mercadoria Vendida – CMV;
  • regime de tributação específico.

Entre os anos de 2015 e 2023, o número de hamburguerias cresceu 10,4%. Somente em 2024, foram contabilizados cerca de 3 mil estabelecimentos em todo o país, e, de acordo com um estudo realizado pela Euromonitor junto ao Sebrae, em 2028 deverão existir mais de 3,4 mil hamburguerias.

Por esse motivo, contar com uma contabilidade especializada é fundamental, pois ela conhece as normas aplicáveis para o setor, consegue identificar oportunidades de economia tributária e ainda auxilia o gestor a tomar decisões com base em dados reais.

Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido: qual regime tributário escolher?

O primeiro passo na hora de abrir uma hamburgueria é realizar a definição do regime tributário mais adequado. Escolha essa que deve considerar o faturamento anual, a margem de lucro e as despesas do estabelecimento — pontos que um profissional especializado tem facilidade em compreender.

Simples Nacional

É o mais utilizado pelas pequenas e médias hamburguerias. Aqui, os tributos são recolhidos por meio de uma guia única, chamada de DAS, com alíquotas que vão de acordo com o faturamento e o Anexo aplicado para cada caso.

Para as hamburguerias, o Anexo I – comércio e o Anexo III – serviços são os mais aplicados, tudo vai depender da estrutura da empresa. Além disso, uma opção interessante é utilizar o Fator R, permitindo migrar para o Anexo V.

Com o Simples Nacional, tem-se apuração e pagamentos mais simplificados, menos carga tributária para os faturamentos menores e menor burocracia contábil.

Lucro Presumido

Indicado para empresas que ultrapassem o limite de R$4,8 milhões por ano, possuindo  margens de lucros consideravelmente altas. Dentro desse regime, o Imposto de Renda e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) são calculados com base em uma presunção de lucro, e que pode não refletir diretamente o lucro real da empresa.

Porém, o Lucro Presumido conta com um recolhimento mais simplificado quando comparado com o Lucro Real, podendo ser vantajoso para empresas que tenham poucos custos e uma margem alta.

Lucro Real

É um regime obrigatório para as empresas com faturamento maior que R$7,8 milhões por ano, porém, pode ser escolhido de forma voluntária por qualquer negócio.

No Lucro Real, os impostos são calculados com base no lucro efetivo. Assim, ele pode ser vantajoso para empresas com margem mais enxuta ou que realizam muitos investimentos.

Mas, como ponto positivo, possibilita a compensação dos prejuízos e é um regime justo para empresas com uma lucratividade baixa.

Obrigações fiscais e contábeis

Seja qual for o tamanho da hamburgueria, as obrigações devem ser cumpridas de forma periódica, garantindo a conformidade com o Fisco. Essa parte da contabilidade conta com obrigações a seguir descritas:

Obrigações mensais

  • Escrituração contábil: registro das movimentações financeiras e patrimoniais da hamburgueria.
  • Apuração de impostos: Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), de acordo com o regime tributário.
  • Folha de pagamento: elaboração e envio eSocial, Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP) e a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTFWeb).
  • Emissão de notas fiscais: fundamental para as vendas e o controle do estoque.

Obrigações anuais

  • Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).
  • Escrituração Contábil Digital (ECD).
  • Escrituração Contábil Fiscal (ECF).
  • Declaração do Simples Nacional.

É fundamental ressaltar que a não entrega dessas obrigações ou uma entrega contendo erros pode resultar em multas e sérios problemas com o Fisco.

Fluxo de caixa e a gestão das finanças

A contabilidade deve estar sempre conectada com a gestão financeira da hamburgueria. Porém, um erro comum entre os empreendedores é misturar as finanças pessoais com as da empresa, ou não realizar o registro correto das receitas e despesas.

Sendo assim, um fluxo de caixa bem gerido consegue:

  • antecipar períodos de baixa ou de alta sazonalidade;
  • realizar a programação de pagamentos e reposições de estoque;
  • identificar gargalos relacionados com a lucratividade;
  • controlar as retiradas dos sócios.

Ter uma disciplina financeira e contar com profissionais e ferramentas contábeis pode auxiliar a manter o controle sobre os números da sua hamburgueria.

Veja como pagar menos impostos de maneira legal com o planejamento tributário

O planejamento tributário é um conjunto de estratégias adotadas de forma legal pelas empresas, tendo como objetivo reduzir a carga tributária e, dessa forma, aproveitar os benefícios fiscais disponíveis.

Esse processo conta com uma análise detalhada da legislação, modelo de negócio e das operações financeiras da empresa, tudo para identificar maneiras mais eficientes a  fim de que as obrigações fiscais sejam cumpridas.

Muitos empreendedores acabam pagando mais tributos do que deveriam por não terem um bom planejamento tributário. Porém, algumas estratégias para hamburguerias podem auxiliar nesse processo, ou seja:

  • Revisão da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE): existem códigos que podem ser mais vantajosos quando se referem à carga tributária.
  • Uso do Fator R no Simples Nacional: pode otimizar a tributação com base na folha de pagamento.
  • Separar as atividades complementares: delivery ou produção própria de alimentos que podem ser tributados de formas diferentes.
  • Revisão dos contratos e fornecedores: serve para reduzir os encargos e as despesas dedutíveis.

Por último, mas não menos importante, um contador especializado irá analisar mensalmente esses pontos, sugerindo melhorias capazes de impactar de forma legal na economia dos impostos.

Contabilidade especializada para hamburguerias: um verdadeiro diferencial competitivo

Mais do que cumprir com as obrigações fiscais, a contabilidade especializada para hamburguerias atua como uma parceria estratégica para o empreendedor, fornecendo análise de relatórios gerenciais que auxiliam na tomada de decisões.

Assim, com base na contabilidade, o gestor consegue:

  • avaliar o desempenho de diferentes canais ou unidades — salão, delivery, eventos;
  • estabelecer metas de faturamento e de lucratividade;
  • compreender o comportamento dos seus clientes;
  • planejar a expansão da hamburgueria de maneira segura.

A contabilidade é um dos pilares mais essenciais e importantes para o sucesso de uma hamburgueria. Ele não apenas manterá a empresa em dia com o Fisco, mas também atuará para que gere mais insights, melhore a lucratividade, evite desperdícios e garanta que o negócio consiga crescer de maneira sustentável.

Tendo o apoio de uma contabilidade especializada, pode-se transformar os números da hamburgueria em estratégia. Isso proporcionará mais segurança financeira e melhores resultados a longo prazo, principalmente na hora de tomar as melhores e mais acertadas decisões.

Então, se você quer que a sua hamburgueria cresça em meio a um mercado tão competitivo e desafiador, comece pelo simples — invista em uma contabilidade especializada e que trabalhe lado a lado com você.

Clique aqui, fale com nosso time de especialistas e tenha uma parceria de verdade. Para mais conteúdos como esse, basta acessar o nosso Blog!

Foto de admin
admin